Museu da Amazônia tem exposição sobre crise climática, ancestralidade e cidades amazônicas

Agenda

Saberes tradicionais e soluções inovadoras se encontram na primeira itinerância nacional do MIA, propondo novas perspectivas para a adaptação climática na Amazônia

Como os conhecimentos ancestrais podem inspirar novas formas de adaptação às mudanças climáticas? Essa é a pergunta que guia o Museu Itinerante da Amazônia (MIA), que inicia sua primeira itinerância nacional em 2025.

Foto: Divulgação

O projeto, realizado pelo Laboratório da Cidade, estreia sua circulação em Manaus com a exposição ‘MIA – Passado, Presente e Futuros’, que será aberta ao público no dia 3 de abril, às 19h, na Sala 49, do Palacete Provincial, situado na praça Heliodoro Balbi, S/N, no Centro histórico de Manaus.

Com um olhar decolonial sobre a arquitetura e os espaços públicos da Amazônia urbana, o MIA propõe uma reflexão sobre como os conhecimentos ancestrais podem inspirar novas formas de adaptação às mudanças climáticas. Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, 2021), os impactos da crise climática na Amazônia serão sentidos de maneira ainda mais severa do que em outras partes do planeta, tornando urgente a busca por soluções que valorizem a cultura e os saberes tradicionais da região.

“A itinerância do MIA é um convite para que possamos repensar o futuro das nossas cidades a partir dos conhecimentos dos que ali já habitavam, dos povos ancestrais da Amazônia. Ao invés de apenas darmos continuidade nas técnicas construtivas e planejamentos urbanos trazidos e impostos pelos colonizadores, que conflitam com as peculiaridades de nossas cidades. Buscamos resgatar e aprender uma convivência mais sustentável com nosso território”, explica Jade Jares, coordenadora e curadora do projeto.

Foto: Divulgação

Depois de Manaus, o MIA seguirá para São Luís, Brasília e Rio de Janeiro, promovendo exposições interativas e experiências imersivas que relacionam arte, ciência e tradição. O projeto, fomentado pela Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023, reforça o papel da cultura como ferramenta de transformação e engajamento diante da emergência climática.

A exposição é gratuita e aberta ao público.

Serviço – MIA em Manaus

Abertura: 3 de abril, às 19h

Local: Pinacoteca do Estado do Amazonas – Sala 49

Endereço: R. José Paranaguá, 08 – Centro, Manaus – AM

Período: 3 a 29 de abril

Entrada gratuita