Duhigó, Paulo Desana e Ytanajé Cardoso vão falar sobre arte, tradições indígenas e muito mais
Em comemoração ao Dia dos Povos Originários, a Editora Valer realiza no próximo sábado (19), a partir das 9h30, uma roda de conversa especial com três grandes nomes da arte e literatura indígena: a artista visual Duhigó, o cinegrafista e fotógrafo Paulo Desana e o escritor Ytanajé Cardoso. O evento é gratuito e acontece na Livraria Valer Teatro, em Manaus.

A programação começa com a fala de Ytanajé, que abordará a obra “Antes o mundo não existia”, de Luiz Lana. Em seguida, ele mediará a conversa com Duhigó sobre “A arte indígena no mundo”, com participação de Paulo Desana, responsável por mediar a fala da artista.
Valorização
Segundo Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer, o evento reforça o compromisso da editora com a valorização das Amazônias. “A exposição Poranduba Amazonense e essa roda de conversa mostram o trabalho contínuo da Valer em dar visibilidade aos artistas indígenas”, destacou.
Programação infantil
Para o público infantil, haverá contação de histórias com livros escritos por autores indígenas no hall da livraria, promovendo uma experiência completa para toda a família.
Sobre os convidados:
Duhigó – Primeira mulher indígena amazonense a integrar o acervo do MASP, Duhigó é da etnia Tukano e tem mais de 20 anos de carreira nas artes visuais, com reconhecimento nacional e internacional.
Paulo Desana – Fotógrafo e cinegrafista indígena, é fundador da Dabukuri Entretenimento e atuou em produções premiadas sobre a cultura indígena, como os documentários “O Dabucuri” e “Wuitina Numiá”.
Ytanajé Cardoso – Doutor em Educação, professor e escritor do livro “Canumã – a travessia”, atua em pesquisas sobre literatura indígena, línguas originárias e educação escolar indígena no Amazonas.