Arévola Gallery e Sioduhi Studio apresentam suas coleções no Amazon Poranga Fashion

Moda

O evento terá como principais atrações desfiles que não apenas destacarão as últimas criações das marcas, mas também celebrarão a rica diversidade cultural da Amazônia

Moda, inovação e criatividade: estes são os três pilares que compõem o Amazon Poranga Fashion – Edição Amazonas Futuro Criativo, evento que acontece no dia 26 de abril, às 19h, no Palacete Provincial, no Centro de Manaus, para convidados. As marcas autorais Arévola Gallery e Sioduhi Studio são as estrelas da noite e vão apresentar seus projetos mais ousados, frutos da economia criativa, num desfile de moda que celebra a identidade amazônica.

Thaís Arévola e Sioduhi apresentam as coleções de suas marcas no Amazon Poranga Fashion (Foto: Dree Dourado/Divulgação)

O Amazon Poranga Fashion – Edição Futuro Criativo é uma plataforma que valoriza a moda autoral da Amazônia, promovendo um diálogo entre tradição e inovação. O evento visa fortalecer a economia criativa local, conscientizar sobre sustentabilidade e empoderar comunidades, celebrando a moda de forma consciente e inclusiva.

Para esta edição, o público pode esperar uma experiência incrível e repleta de surpresas. As principais atrações incluem desfiles das marcas Sioduhi e Arévola Gallery, que não apenas destacarão suas criações, mas também celebrarão a diversidade cultural da Amazônia, apresentando looks que refletem a identidade e as tradições da região”, destaca Jessilda Furtado, idealizadora e coordenadora-geral do Amazon Poranga Fashion.

Arévola Gallery

De acordo com a estilista amazonense Thaís Arévola, fundadora e diretora criativa da Arévola Gallery, a marca se destaca no cenário da moda amazônica, apresentando uma estética que celebra a identidade cultural da região. Com uma abordagem criativa, ela busca combinar tradição e modernidade em suas criações, resultando em peças sofisticadas e acessíveis. “Trabalhamos com fibras naturais – respeitando os ciclos da natureza e inovando dentro da nossa própria origem –, como o uso da fibra do curauá, uma riqueza exclusiva do Norte do Brasil”, destaca Thaís.

As peças da Arévola Gallery foram idealizadas pela fundadora Thais, e produzidas pela artesã Izolena Garrido

Em um movimento pioneiro, a marca desenvolve um tecido inédito a partir dessa matéria-prima, explorando sua resistência, leveza e sustentabilidade. “Criar esse tecido não é apenas uma inovação para a moda; é um marco para a indústria, um novo caminho para a economia criativa amazônica. De fato, não queremos só nos inspirar na Amazônia – como já é feito por muitos. Vestir Arévola é literalmente se vestir da natureza de um jeito totalmente novo e revolucionário”, celebra a fundadora.

Mais do que uma marca autoral, a Arévola Gallery é uma startup amazônica de inovação têxtil, cuja base é o desenvolvimento de um tecido inédito a partir da fibra do curauá, uma planta nativa de altíssima resistência e versatilidade. “Paralelamente, na nossa coleção de estreia, trabalhamos com tecidos produzidos a partir da fibra do abacaxi, além de adornos e biojoias criados manualmente com sementes e com a própria fibra do curauá, valorizando os recursos da floresta e os saberes tradicionais com sofisticação e propósito”, conclui a estilista.

Indígena futurista

A Sioduhi Studio é uma marca indígena futurista que conta histórias vivas de forma sensível. “Criamos peças com histórias coletivas, de forma responsável, trazendo as tecnologias originárias com elegância e sensorialidade acompanhando o espírito do tempo. Todo processo de criação e desenvolvimento é feito em São Gabriel da Cachoeira, Novo Airão e Manaus, Amazonas, pois o nosso compromisso é impactar o ecossistema da economia criativa local. Através das criações expressamos o orgulho da origem indígena e a resistência dos povos das florestas e cidades amazônicas”, destaca o estilista amazonense Sioduhi.

Sioduhi Studio apresenta a coleção Kahtiridá, Fio da Vida

Segundo ele, a marca aborda o seu estilo de forma sensorial, elegante e contemporânea. O estilo conecta com a alta artesania indígena do Alto Rio Negro, técnicas de manipulação têxtil, tecnologia ManioColor e TEA (tecido emburrachado da Amazônia) da Datribu. “Todo o trabalho é feito de forma criativa, enfatizando a elegância e o futurismo indígena, saindo da folclorização que geralmente muitos conhecem do que é a Amazônia. Da metamorfose de técnicas originárias que fortalecem a memória, tornar algo atrativo e desejado visualmente”.

Na noite do desfile, Sioduhi apresenta a coleção “Kahtiridá, Fio da Vida”, lançada em dezembro de 2024 na 55ª edição da Casa Criadores em São Paulo, na sua versão pocket. “A coleção busca refletir sobre as possibilidades de cura e resistência em meio às mudanças brutais do mundo, exaltando as ciências indígenas do Alto Rio Negro e o direito à memória”, conclui o estilista.  

Destaque

A Edição Futuro Criativo do Amazon Poranga Fashion oferece uma experiência única com desfiles, apresentações artísticas, culinária regional e debates de moda sustentável, além de interação entre criadores e público. O evento também conta com a apresentação do relatório de impacto na economia criativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *