Escritor amazonense lança livro que integra coleção nacional

Cultura

“O Rio de Cima a Baixo” apresenta a região Norte na coleção “Brasil e Suas Vozes”, da SM Educação

A vida em uma casa de palafita, em um vilarejo pequeno e distante no Amazonas, é o ponto de partida para a nova obra da coleção “Brasil e Suas Vozes”, lançada pela SM Educação com o objetivo de apresentar as diferentes regiões do país.

Foto: Divulgação

Impossibilitado de continuar estudando no pequeno lugar onde vive, o personagem principal de “O Rio de Cima a Baixo” vai embarcar em uma demorada viagem de barco e atravessar todo o Amazonas para chegar ao tão longínquo destino, revelado apenas no final. O lançamento nacional será no dia 23 de abril, às 18h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, em Manaus.

Ao apresentar o seu personagem aos leitores, o autor, Adoneles Paes, também os leva a uma travessia que vai permitir conhecer o Norte do Brasil, as aventuras das longas viagens de barco que fazem parte da vida dos amazonenses e, é claro, viver com ele uma série de aventuras. “Quando decide sair da sua cidade para continuar os estudos, ele passa dias e dias no barco. Durante esse tempo, conhece pessoas, observa as mais variadas situações que acontecem ao seu redor e aprende muito com isso”, detalha o autor.

Quase toda a narrativa é desenvolvida com o personagem dentro do barco, vendo pessoas interagirem, nascerem, viverem. Ao descrever os fatos que vão se sucedendo, Adoneles dá uma ideia do quanto essas viagens podem ser transformadoras. “Essa é mais uma história que nos permite romper barreiras geográficas por meio da literatura, falar de arte, de cultura e das diferenças que se espalham pelo nosso país”, afirma o Educador e Gestor de Negócios de Literatura da SM, Carlos Eduardo Braga.

O Rio de Cima a Baixo” é o terceiro livro de Adoneles, que tem apenas 26 anos. Quase todo esse tempo, porém, foi vivido ao lado da literatura. Nascido em São Sebastião do Uatumã, um município de pouco mais de 14 mil habitantes que não tem ligação por terra com Manaus, ele emprestou um pouco da sua vida para o personagem, mas ressalta que não se trata de uma obra autobiográfica. “Eu morava em um lugar pequeno e nós íamos para o sítio, que ficava ainda mais no interior, onde não havia telas e, na época, nem internet, e a minha mãe, Elaine, lia histórias. A minha relação com a literatura começou de forma oral. Meu pai, Lázaro, também contava histórias, e eles dois foram os responsáveis pelo início do meu amor pelos livros”, conta.

Desde a infância até hoje, isso nunca mudou. A escolha pela faculdade de Letras e a vontade de ser professor foram naturais e, para se aperfeiçoar, ele costumava viajar a Manaus para fazer cursos de escrita poética, narrativa, criativa. Com o tempo, porém, ficou claro que o que Adoneles buscava só poderia ser conquistado na capital e, assim como seu personagem, ele se mudou.

“Cheguei a Manaus e veio a pandemia, então meus planos tiveram que esperar. Por causa disso, eu acabei escrevendo o meu primeiro livro, que começou com histórias em quadrinhos”, relembra. Criada para o sobrinho, de forma improvisada, a narrativa acabou se transformando na obra “O Menino e o Livro”, publicada em 2022.

No ano seguinte, saiu “Banzeiros”, uma coletânea de contos trágicos, com narrativas pesadas.

É um livro com teor dramático, mais obscuro”, define o autor. E agora, dois anos depois, chega a vez de “O Rio de Cima a Baixo”, atendendo a um convite da editora em que trabalha com divulgação de livros didáticos, contação de histórias e palestras em Manaus.

Ao falar sobre a sua trajetória até a publicação do terceiro livro, Adoneles ressalta que “os caminhos vão se abrindo”. E adianta que isso também deve acontecer com o personagem ao final da viagem: “Ele chega ao destino e se depara com o futuro”.

Ficha técnica

Título: O Rio de Cima a Baixo

Autor: Adoneles Paes

Ilustrações: Irena Freitas

Coleção: Brasil e suas vozes

Editora: Anzol

Valor: R$ 56,00

Onde comprar: no evento de lançamento, na Livraria MVT (Parque das Laranjeiras) e na Amazon

O evento de lançamento

Quando: 23 de abril

Horário: 18h

Onde: Centro Cultural Palácio Rio Negro (Av. Sete de Setembro, 1546, Manaus)

Quanto: Gratuito

Os títulos do projeto “Brasil e Suas Vozes”

  • Balainha (2021) – Pará
  • Grãos de Paisagens (2022) – Ceará
  • Uma Carta para Helena (2023) – São Paulo
  • No Rio do Meu Tio (2023) – Rio de Janeiro
  • Bem no Alto (2024) – Rio Grande do Sul
  • O Rio de Cima a Baixo (2025) – Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *