Feira terá 80 empresas participantes e programação voltada à empregabilidade e inclusão social

A “Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação” chega a Manaus com o objetivo de promover a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho. Serão oferecidas mais de 200 vagas por 80 empresas participantes. O evento ocorre de 25 a 30 de abril e tem entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas no site www.even3.com.br/conexao-inclusiva.
Entre as empresas confirmadas estão Samsung, Philco, Caloi, Pemaza, Dunorte, Supermercado & Emporium Rodrigues e Check Up Hospital.
Diversas áreas e grandes empresas
As vagas abrangem setores variados, incluindo:
-auxiliar administrativo
-motorista
-logística
-recepcionista
-camareira
-vendas
-manutenção
-contabilidade
-produção
-estágios e programas de aprendizagem.
Atividades presenciais e on-line
A abertura oficial ocorre no dia 25 de abril com atividades presenciais, como oficinas de empreendedorismo, workshops, simulações de entrevistas e emissão de documentos como a CPTEA, CIPcD e CIN. Entre os dias 28 e 30, a programação será virtual, com paineis sobre inclusão, inteligência artificial aplicada à criação de currículos, oratória e consultoria de carreira.
Inclusão como prioridade
O evento é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), com apoio do programa Mais Acesso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). “Nosso objetivo é conectar talentos ao mercado e transformar o Amazonas em referência nacional em inclusão”, afirma a juíza do trabalho Carla Nobre.
Mercado ainda excludente
De acordo com dados do IBGE, o Amazonas possui cerca de 253 mil pessoas com deficiência, mas apenas 34% estão empregadas. A coordenadora do programa Mais Acesso, professora Marklea Ferst, destaca a importância da iniciativa: “É uma oportunidade concreta para mudar realidades e criar um mercado mais justo e acessível para todos”.