Panorando Cia leva o espetáculo ‘Aboio – o auto do boi cansado’ às ruas de Manaus nesta sexta-feira

Cultura

Espetáculo é inspirado na figura do boi, misturando dança, performance e cultura popular brasileira

A Panorando Cia e Produtora prepara a estreia de seu novo espetáculo ‘Aboio – o auto do boi cansado’, levando curtas apresentações gratuitas às ruas de Manaus nesta sexta-feira (11). A produção é inspirada na figura do boi, unindo dança, performance e elementos da cultura popular brasileira. A circulação passará pelos terminais de ônibus 3, 4 e 5, com apresentações nos turnos da manhã, tarde e noite. Confira os horários.

Foto: Divulgação

A ação pública marca o terceiro momento do atual ciclo de pesquisa do grupo, que mergulha em referências da cultura popular, com uma linguagem original e contemporânea. Com um olhar poético e crítico, o espetáculo aborda os dilemas entre viver e trabalhar — tema cada vez mais presente na vida dos brasileiros.

O diretor da Panorando Cia e Produtora, Fábio Moura, explica que o ponto de partida é a figura do boi, tão presente no imaginário e na cultura popular brasileira. A narrativa se aprofunda no encontro entre as festas populares e o trabalho árduo do campo, explorando novas formas de movimento, estética e presença em cena.

“Nos inspiramos em três brincadeiras protagonizadas pelo boi: o Bumba-meu-boi, o Boi-Bumbá e o Boi Falô. Essas manifestações dialogam ainda com o boi da vida real, que trabalha no campo, resultando em uma corporeidade, gestualidade e estética inéditas, que são colocadas em cena no espetáculo”, conta o diretor.

A arte vai às ruas

Uma das marcas da Panorando é a construção de narrativas com movimentos marcantes, estética instigante, humor, crítica e poesia. Dentro dessa proposta, com Aboio, os artistas propõem uma reflexão sobre a dureza do cotidiano, de forma sensível e acessível ao público. Outro aspecto central do trabalho da companhia é a escolha por ocupar espaços públicos da cidade.

Sempre tentamos democratizar o acesso às nossas produções, buscando espaços não convencionais e fora da região central. Queremos que a arte circule por toda Manaus. Estar nos teatros é importante, mas estar com as pessoas, nos bairros, é ainda mais”, reforça Fábio Moura.

Confira os locais e horários das apresentações:

9h00  – Terminal 3 – Avenida Noel Nutels (Cidade Nova 1)

13h00 – Terminal 4 – Avenida Camapuã (Jorge Teixeira)

17h00 – Terminal 5 – Avenida Cosme Ferreira (São José)

O espetáculo ‘Aboio – o auto do boi cansado’ foi contemplado em editais da Lei Paulo Gustavo – Fomento às Artes e Cultura (07/2023) e FUNARTE Retomada Dança 2023. A produção também conta com apoio do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *