O governador Wilson Lima (União Brasil) iniciou, nesta segunda-feira (14/4), a distribuição de 305 toneladas de peixe a mais de 500 instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade em todo o estado. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas sejam beneficiadas.

A ação integra a estratégia do governo estadual para garantir segurança alimentar durante a Semana Santa, promover inclusão social e apoiar o pequeno produtor rural.
O governador destacou o impacto social e econômico da iniciativa. Segundo ele, o pescado — como o tambaqui — foi adquirido diretamente de produtores locais de municípios como Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão e Careiro.
“Durante esta Semana Santa, toda a população terá a oportunidade de ter peixes de qualidade à mesa. É uma forma de fortalecer a economia local e garantir alimento para quem mais precisa”, afirmou o governador.
Além das doações, o governo do Amazonas está subsidiando o escoamento da produção local para facilitar a venda do pescado a preços abaixo do mercado em em três pontos estratégicos de Manaus, com preços abaixo do mercado.

Dessa forma, a partir desta quarta-feira (16/4), a população poderá adquirir peixes como tambaqui, pirarucu e matrinxã na Arena Amadeu Teixeira, no Centro Cultural Povos da Amazônia e no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (Cidade Nova).
“Estamos subsidiando os produtores para que possam comercializar seu pescado em pontos estratégicos de Manaus, e por um preço abaixo do valor de mercado” destacou Wilson Lima.
A iniciativa é coordenada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), vinculada à Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).