Compositor e poeta lança agora seu olhar sobre os mitos e personagens que ajudaram a construir o Festival Folclórico de Parintins e a principal referência cultural do Amazonas.

No próximo sábado (29), o compositor e poeta parintinense, Tadeu Garcia, lançará o livro “As Lendas e Tradições do Folclore de Parintins”. O lançamento acontecerá no primeiro “Ensaio dos Bumbás”, no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), às 21h.
De acordo com Tadeu Garcia, a obra independente, com 164 páginas, é um mergulho profundo nas raízes culturais do Amazonas, a partir das lendas, mitos, rituais e personagens que ajudaram a construir a maior manifestação folclórica do Brasil: o Festival Folclórico de Parintins.
“Apresento ao leitor, um mosaico rico de informações que o ajudarão a entender e a compreender a magia que envolve o festival de Parintins, sobretudo as razões pelas quais o povo parintinense é especial no campo da arte e da criatividade”, explica Tadeu.
Obra atende vários segmentos
Com caráter didático e paradidático, o livro é um valioso recurso para escolas e pesquisadores interessados em compreender a formação das narrativas populares e sua influência na cultura regional.
Cada lenda, descrita com rigor e sensibilidade, carrega não apenas o encantamento da oralidade, mas também uma análise de suas raízes e transformações ao longo do tempo.
O olhar de Tadeu Garcia
A obra “As Lendas e Tradições do Folclore de Parintins” é resultado de décadas de observações pessoais e pesquisas, envolvendo consulta a documentos históricos, entrevistas com mestres da cultura popular e uma vivência profunda nos bastidores do Festival de Parintins.
“É curioso porque muitos conhecem meu trabalho como compositor, mas, desconhecem minha vivência no festival. Antes de ser compositor fui vice-presidente do Garantido, fui fiscal, membro da Comissão de Arte, atuei em várias frentes administrativas do boi e isso me deu uma experiência única que hoje traduzo neste livro”, explica Tadeu Garcia.
Serviço
Lançamento do Livro “As Lendas e Tradições do Folclore de Parintins”
Quando: sábado, dia 29 de março
Local: Sambódromo – Primeiro ensaio dos bumbás
Horário: 21h
Valor do exemplar: R$40